Meu sobrinho ama brincar de carrinhos na varanda do meu apê, que dá pra BR 116. O que parece sujo é aparência. Faltava colocar os rodapés.
Texto de Angela Maluf!!!!!
Todos sabem que criança ama brincar. O que é do conhecimento de poucos são os benefícios que a brincadeira tras a criança ou adulto. Segundo Maluf, brincar é: " comunicação e expressão, associando pensamento e ação; ato institivo voluntário; atividade exploratória; ajuda as crianças no seu desenvolvimento físico, mental, mental, emocional e social; um meio de aprender a viver e não um mero passatempo".
As brincadeiras podem ser individuais ou coletivas e o brincante sempre busca relacionar conteúdos do passado e do presente em sua brincaeira, ressignificando-os e tornando suas experiências mais claras e resolvidas internamente.
É importante que ps e professores busquem vários tipos de espaços para as brincadeiras das crianças: amplo e sem objetos; amplo com objetos móveis; com muitos móveis e objetos; com muitas pessoas se movimentando. Desta forma, a criança fica mais consciente de seus movimentos, dos movimentos dos outros e busca um convívio social respeitando o seu espaço e o dos outros, evitando trombadas.
Principalmente para as crianças, o brincar ajuda-as com o movimento motor mais amplo e fino (mais elaborado, como movimento de pinça). Maluf classifica os movimentos em dois grupos: 1- Para controlar o corpo: no mesmo lugar (equilíbrio) e deslocando-se de um lugar para outro. 2- Movimentos para controlar objetos: carregando, jogando, agarrando".
As brincadeiras também passam por estágios. No primeiro são muitas tentativas de acerto e muitos fracassos. Cabe ao adulto estimulá-lo para não desistir, mas sem privá-lo de frustrações. No segundo, as experiências são mais organizadas. Seu sucesso dependerá de tentativas diferentes com estratégias diferentes para que a criança verifique qual funciona melhor. Sua concentração é maior e observa partes do corpo mais envolvidas na ação. Veja vídeo abaixo! KKKKKKKKKKKKKKKKKK.
Percebemos que a criança imita alguns movimentos da dança, dentro das suas limitações. A concentração é grande! No último estágio suas ações já estão automatizadas e sua atenção fica livre para outras atividades: falar, andar, etc.
A escola, como local de educação e de estímulos sociais, motores, afetivos e cognitivos precisa garantir mais qualidade e quantidades nas brincadeiras, sejam elas livres ou direcionadas. Por seus benef´cicios, o brincar também é excelente estratégia para trabalhar diferentes conteúdos nas mais variadas áreas de conhecimento, tornando a aprendizagem mais agradavel e interessante.
IMPRESSÕES: Achei bem interessante este texto e gostoso de ler, embora muitas de suas informações não sejam novas para mim. Na economi doméstica temos uma disciplina que fala sobre o brinquedo e formas de brincar para o desenvolvimento infantil. Além disso, trabalhei durante cinco anos em uma escola que preza bastante o lúdico. Selecionei algumas fotos de brincadeiras, sejam elas espontâneas ou direcionadas.
Finalizo com outro vídeo, desta vez um clipe do Pink Floyd que complementa o post antigo e este!
Este blog começou como exercício, mas está sendo uma gostosa forma de aprendizagem e compartilhamentos. Muitas amigas lêem, embora só uma consiga colocar comentário...
Beijos e até a próxima!
Criando à vontade!
Sala do Faz de conta: semana espacialAula de matemática: sequência numérica
Projto de ciências: corpo humano
Experiência: testando tecidos para dias de sol e chuva
Checando o resultado: qual deixou mais a água passar?
Pintura livre!
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